Notícias

CONSULTORA DA FIDA VISITA SANTA CRUZ

A Câmara Municipal recebeu, na tarde de quarta-feira 27, a Consultora do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, (FIDA), Agnés Deshormes, com objectivo de conhecer as experiências do município no sector da agricultura, discutir as questões relacionadas com o Balcão Único da Casa de Cidadão, o acesso à terra e aos créditos para os jovens que querem fazer da agricultura a sua profissão.
É de realçar que a Consultora, Agnés Deshormes, esteve acompanhada pela Diretora de Extensão Rural do MAA, Cármen Costa e pelo Coordenador do POSER, João Fonseca e, foram recebidos pela Presidente substituta, Jamira Duarte e colaboradores do gabinete de desenvolvimento local.
 
CONSULTORA DA FIDA VISITA SANTA CRUZ 1 CONSULTORA DA FIDA VISITA SANTA CRUZ 2 CONSULTORA DA FIDA VISITA SANTA CRUZ 3
 

CÂMARA MUNICIPAL JÁ TEM COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA

Depois da aprovação do Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia, a Câmara Municipal Santa Cruz concluiu o processo de constituição da Comissão Municipal de Toponímia, com a nomeação dos membros permanentes.
Conforme estipula Regulamento, fazem parte da Comissão ora criada o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva ou Vereador de Urbanismo, Samir Reis, Presidente da Assembleia Municipal, Gilson Cardoso, os delegados municipais, Edmar Rodrigues e Carlos Alberto de Pina, o Professor de História, Eugénio Tavares, o Professor, Adriano Monteiro, o Diretor das Tendas El Shaday, Honório Fragata, a responsável dos Correios, Janice Gonçalves, o Pároco, Padre Simão Moniz, e terão assessoria de Edmilson Barros, Lázaro Semedo, António Cabral, os diretores da Juventude e Desporto, da Cultura e Turismo e de Urbanismo Obras respetivamente.
Nesta terça-feira, 09 de fevereiro, a Comissão esteve reunida na sua primeira reunião de trabalho, tendo como proposta de agenda, a apreciação do Regulamento de Funcionamento da Comissão.
Importa referir que, compete à Comissão Municipal de Toponímia: propor à Câmara Municipal a Investigação e estudos sobre os elementos históricos que possam ser afetos à organização toponímica do concelho, o levantamento dos topónimos existentes, bem como a sua origem e justificação; elaboração de uma lista de topónimos elegíveis, distribuídos por lugares, acompanhados de elementos biográficos ou descritivos de forma esclarecedora e justificativa, de modo a colmatar necessidades presentes e futuras, mediante as informações ou eventuais pedidos dos serviços camarários; indicação de novas designações toponímicas para novos espaços urbanos ou a alteração dos actuais.

CARLOS SILVA, REFORÇA POLÍTICA DE PROXIMIDADE

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva, dedicou o dia de hoje, 06 de Fevereiro, à comunidade de de Saltos.
Esta visita dá continuidade à política de proximidade que o executivo municipal tem vindo a implementar desde o mandato anterior, com intuito de estabelecer contactos mais direto com todas as localidades do concelho, isso porque é importante ver in loco as situações para melhor decidir e intervir.
As maiores reivindicações foram água para o consumo e rega, melhoramento da qualidade da energia eléctrica e acessibilidades.
É de realçar que a meta desta Autarquia é transformar Santa Cruz no Capital do Agronegócio de Cabo Verde, sendo uma referência nacional no que toca a garantia de segurança alimentar, enquanto principal centro produtor e distribuidor de produtos agropecuários.
O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva, dedicou o dia de hoje, 06 de Fevereiro, à comunidade de de Saltos.
Esta visita dá continuidade à política de proximidade que o executivo municipal tem vindo a implementar desde o mandato anterior, com intuito de estabelecer contactos mais direto com todas as localidades do concelho, isso porque é importante ver in loco as situações para melhor decidir e intervir.
As maiores reivindicações foram água para o consumo e rega, melhoramento da qualidade da energia eléctrica e acessibilidades.
É de realçar que a meta desta Autarquia é transformar Santa Cruz no Capital do Agronegócio de Cabo Verde, sendo uma referência nacional no que toca a garantia de segurança alimentar, enquanto principal centro produtor e distribuidor de produtos agropecuários.

SANTA CRUZ: DIA NACIONAL DO PESCADOR ASSINALADO COM MISSA DOS SANTOS PESCADORES

No âmbito da comemoração do dia do Pescador, sob a orientação espiritual do Padre Simão Moniz, realizou-se na tarde de hoje, 05 de Fevereiro, uma missa dedicada a esses profissionais.
A solenidade contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e dos seus colaboradores.

EDUCAÇÃO: AUTARQUIA EM CONTACTO COM AS UNIVERSIDADES

Com o propósito de encontrar melhor respostas para os desafios dos estudantes universitários do município de Santa Cruz, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva, acompanhado do Vereador da Educação, Nilton Paiva, estiveram ontem 03 de Fevereiro em contactos com as instituições do ensino superior, nomeadamente a UNICV, a UNI Piaget e a UNI Santiago, cujo o objetivo central é redesenhar as áreas de cooperação.
Na UNICV foi discutido o fortalecimento da parceria para a melhoria e o alargamento das ações da Universidade no Município e apoiar no projeto de agronegócio através do ensino, da formação a todos os níveis, e da investigação científica. As duas instituições acordaram em encontrar uma forma de resolver o problema de dívidas dos estudantes do 4º ano oriundos do Município de Santa Cruz.
Na UNI Piaget e UNI Santiago também o objetivo da visita foi de reforçar os laços de amizade e fortalecer a parceria existente entre as instituições.
É de realçar que todas as instituições comprometeram em colaborar com o município na implementação do seu plano de desenvolvimento e, que vão integrar e colaborar na execução do programa de comemoração dos 50 anos do Município.
 
EDUCAÇÃO AUTARQUIA EM CONTACTO COM AS UNIVERSIDADES 1 EDUCAÇÃO AUTARQUIA EM CONTACTO COM AS UNIVERSIDADES 2 EDUCAÇÃO AUTARQUIA EM CONTACTO COM AS UNIVERSIDADES 3

AUTARQUIA APOIA PEIXEIRAS E PEIXEIROS NA AQUISIÇÃO DE MALAS TÉRMICAS

A Câmara Municipal de Santa Cruz apresentou, na tarde de ontem 02 de Fevereiro um programa de subvenção para aquisição de malas térmicas às peixeiras e peixeiros do município de Santa Cruz. O Edil Carlos Silva anunciou durante o encontro com as peixeiras e peixeiros que a autarquia vai comparticipar com 50% do custo.
Participaram no encontro peixeiras e peixeiros provenientes de todas as localidades do município. Uma das principais preocupações levantadas pelas peixeiras está relacionada com a melhoria de condições para o tratamento dos pescados no cais de pesca.
O Presidente da Câmara Municipal aproveitou o momento para informar sobre algumas intervenções previstas no quadro do programa do desenvolvimento do sector das pescas, para promoverem a melhoria das infraestruturas existentes.
O autarca enfatizou também a atenção que a Câmara Municipal está a dar ao sector, ao desenvolver projetos que visam a promoção de tecnologias de pesca, a formação de pescadores e peixeiras e a criação de mais oportunidades de acesso ao crédito para os profissionais da área das pescas.
AUTARQUIA APOIA PEIXEIRAS E PEIXEIROS NA AQUISIÇÃO DE MALAS TÉRMICAS 4 AUTARQUIA APOIA PEIXEIRAS E PEIXEIROS NA AQUISIÇÃO DE MALAS TÉRMICAS 3 AUTARQUIA APOIA PEIXEIRAS E PEIXEIROS NA AQUISIÇÃO DE MALAS TÉRMICAS 2

SCM CAPACITA PROMOTORES CULTURAIS E PARCEIROS UTILIZADORES DE MÚSICA

Encerrou-se na sexta-feira, 29 de Janeiro, a formação em «Direito do Autor e Direitos Conexos – Processo Operacionais da Gestão Coletiva de direitos de Autor e Conexos e o Impacto da Música no Desenvolvimento da Economia Criativa Local», realizada pela Sociedade Cabo-verdiana de Música - SCM, em parceria com a Câmara Municipal.
A formação, que tem como público-alvo os promotores culturais e parceiros utilizadores de música do Concelho, teve como objetivo fomentar o desenvolvimento local, dotando o Município de Projetos que criam valor para o setor das Indústrias Criativas e das Atividades Culturais.
SCM CAPACITA PROMOTORES CULTURAIS E PARCEIROS UTILIZADORES DE MÚSICA DIPLOMA 3 SCM CAPACITA PROMOTORES CULTURAIS E PARCEIROS UTILIZADORES DE MÚSICA DIPLOMA 2
 

Pontos de interesse

Outros Contactos

  • Bombeiros: (+238) 2692998
  • Hospital: (+238) 2691330
  • Cruz Vermelha: (+238)2691534
  • Mercado Municipal: (+238) 2691510
  • Assembleia Municipal: (+238)

Encontre-nos

Achada Fátima, Pedra Badejo
Ilha de Santiago, Cabo Verde
Avenida Leibinitz
República de Cabo Verde
TEL: (+238)-269 66 55 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.